Aktuale pri Unicamp-Esperanto

. Resumo de la okazantaĵoj ĉe la grupo de Esperanto de la Universitato de Campinas, SP, Brazilo
. Resumo do que acontece no grupo de Esperanto da Universidade de Campinas, SP, Brasil

11 de abril de 2012

Aluno da Unicamp vence o concurso Partoprenu-IJK!

Organizações de jovens esperantistas promovem diversos concursos que possibilitam o intercâmbio cultural entre jovens através do esperanto, sendo o principal deles o Partoprenu IJK, mantido pela Organização Mundial da juventude Esperantista (TEJO) através do fundo Partoprenu IJK.

O IJK - Internacia Junulara Kongreso ou Congresso Mundial da juventude, acontece anualmente e é o maior congresso de jovens esperantistas do mundo. Três jovens membros da TEJO são premiados anualmente com uma ajuda de custo para ir para o IJK, que este ano acontecerá em Hanói, no Vietnã, mesma cidade onde acontecerá, na semana anterior, o Congresso Universal de Esperanto (UK). Os dois congressos dificilmente acontecem na mesma cidade.

Diversos brasileiros já foram premiados neste concurso (leia sobre um deles), e este ano o brasileiro premiado foi Rafael Henrique Zerbetto, que aprendeu esperanto na Unicamp em 2006 e desde então participa ativamente do movimento esperantista, auxiliando o prof. Lunazzi com as aulas de esperanto na Unicamp e atuando na BEJO (Organização da juventude Esperantista Brasileira) e na Muzaiko - rádio via internet com programação 24h em esperanto.

Lucas Vignoli Reis, ex-aluno da Unicamp, também aprendeu esperanto na universidade e venceu, em 2006, o primeiro concurso BEJO-Ataŝeo, se tornando adido cultural da BEJO na Europa. Sobre a viagem do Lucas, você pode ler aqui.

Durante a viagem, Rafael relatará sua experiência no Vietnã através de um blog criado para isso dentro do portal Esperanto Brasil.

Ainda não sabe esperanto? Matricule-se em AM047 para o próximo semestre ou estude de forma autodidata. Já estudou a língua? Pratique-a, viva sua cultura, participe do movimento esperantista. Quem sabe você não seja o próximo a ir para o IJK ou a viajar para a Europa como BEJO-ataŝeo?

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial